Região do Seridó: O termo "Seridó"

O termo "Seridó"

Foto: OpenBrasil.org

A terminologia "Seridó" pode ter vários significados, no entanto todos possuem relação com a dita "região do Seridó".

Caatinga do Seridó - Subclassificação do bioma Caatinga, que além da dita região, pode ser encontrado em toda região Nordeste.

Polo Seridó ou Roteiro Seridó - roteiro turístico que envolve alguns municípios do Seridó.

Seridó - Também conhecida como "sertão de pedras".

Algodão Seridó ou algodão mocó - variedade de algodão nativa de excelente qualidade e resistente à seca.

Geoparque Seridó - proposta de tombamento do patrimônio geológico do Seridó.


Foto: Adriano Santori

ORIGEM DO NOME SERIDÓ:

Há divergências quanto à origem do topônimo Seridó, segundo o folclorista e historiador Luís da Câmara Cascudo, vem do linguajar dos tapuias transcrito como "ceri-toh" e que quer dizer "pouca folhagem e pouca sombra", em referência as características da região.

No entanto, existe o fato de que os colonizadores eram cristãos-novos, descendentes de judeus, os termos "sarid" e "serid", seriam oriundos do hebraico, que significaria "sobrevivente" ou "o que escapou". Ou ainda "she'erit" no sentido de "refúgio Dele" ou "refúgio de Deus".

ERROS COMUNS:

Um dos erros mais comuns é confundirem região, microrregião, mesorregião.

Exemplos:

O município de Jucurutu / RN, pertence a mesorregião Oeste potiguar, microrregião do Vale do Assú, região do Seridó Potiguar.

O município de Santana dos Matos / RN, pertence a mesorregião Central Potiguar, microrregião Serra de Santana, região do Seridó Potiguar.

O município de Lagoa Nova / RN, pertence a mesorregião Central Potiguar, microrregião Serra de Santana, região do Seridó Potiguar.

Para a população em geral, o que mais conta, o que ela se identifica verdadeiramente e a região, afinal o seridoense tem orgulho de ser seridoense.

Região do Seridó - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página